A Galeria de Arte Hindemburgo Olive, em Macaé, Muncípio da Costa do Sol, será reinaugurada nesta segunda (27/01), às 18h, a Galeria de Arte Hindemburgo Olive, com exposições e novos projetos. As três salas estarão com as obras de segunda a sexta das 9h às 17h durante todo o mês de fevereiro. O espaço fica localizada no térreo do Centro Macaé de Cultura, Av. Rui Barbosa, 480.
A exposição contará com as obras de Rui Jorge Machado (Jojó), acrílica sobre madeira; de Ulysses Junior, acrílica sobre tela; e fotografias de Luiz Bispo, Aguinaldo de Paula, Romulo Campos e Cláudia Barreto, abrirão o primeiro mês de vernissage.
A exposição será uma homenagem ao artista Jojó, que marcou as artes plásticas da cidade. Os artistas interessados em fazer suas exposições devem encaminhar seus projetos e currículo/portfólio para o e-mail galerias.culturamacae@gmail.com.
A Secretária Municipal de Cultura, Waleska Freire, explica que faz parte da gestão o resgate cultural em suas várias vertentes. “A exposição contempla esse olhar originário de trabalhos em acrílica sobre tela, madeira e fotografia. É um convite e incentivo especial aos macaenses para continuar a produzir as suas obras. Um resgate da geração que revolucionou o universo artístico nos anos 70, 80. Já estamos preparando a programação para março com foco nas obras das mulheres macaenses”, citou.
O curador da galeria, Gerson Dudus, destacou que as obras de Jojó criam imensos labirintos e mosaicos oníricos com seus grafismos, que brincam com tempo e espaço, e transportam o público a outras dimensões. “Sua obra continua a nos incentivar a ter coragem, a nos permitir essas viagens ao desconhecido e desconcertante belo. Convidamos os artistas a inscreverem seus projetos para ocupação das três galerias, cada uma com um artista. Serão exposições mensais. As mostras serão de pintura, gravura, ilustração, fotografia, esculturas, instalações artísticas e videoarte”, explicou.