Os secretários de Turismo da Costa do Sol se reuniram em Cabo Frio nesta terça-feira (1º) para discutir diversas melhorias para o segmento em toda a região. Com a presença de dez representantes municipais, foi alinhada a criação do Conselho de Secretários de Turismo da Costa do Sol, além da definição de uma candidatura regional à presidência do Fórum Estadual das Secretarias de Turismo (Fest). A representante que concorrerá ao cargo em nome da Costa do Sol será a secretária de Turismo de Iguaba Grande, Carla Valle.
Na pauta, estiveram a proposição de roteiros turísticos integrados na região, a padronização das taxas de turismo para ônibus de excursão entre Cabo Frio, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Armação dos Búzios, além de tratativas para fortalecer a atuação regional do poder público dentro do Conselho de Turismo da Região Costa do Sol (Condetur). Também foram discutidas iniciativas para pleitear agendas com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), visando fomentar o turismo na região, bem como estratégias políticas para a captação de novas rotas e voos para o Aeroporto Internacional de Cabo Frio, beneficiando os municípios do entorno. Outro tema abordado foi o ordenamento, a segurança e as adequações necessárias para garantir boas práticas de exploração turística na Lagoa de Araruama.
Anfitrião do encontro, o secretário de Turismo de Cabo Frio, Davi Barcelos, destacou a importância de estreitar laços entre os municípios e de uma atuação coletiva para fortalecer a região como destino turístico.
“Este encontro marca o fortalecimento dos laços entre os municípios e os gestores que estão à frente das pastas de Turismo em suas respectivas cidades. A Costa do Sol é a maior região turística do interior do Rio de Janeiro, e é necessário um movimento de união, diálogo e integração entre os municípios, respeitando as especificidades de cada território. Vamos avançar com esse grupo de trabalho e, futuramente, estabelecer um consórcio intermunicipal que atenda às nossas necessidades e demandas para o desenvolvimento sustentável do turismo”, afirmou.
Já Thomas Weber, secretário de Turismo de Búzios, falou da importância de fortalecer a região turisticamente. “A união dos municípios da Costa do Sol, nos faz pensar em ações concretas que atraiam não só mais turistas, mas que também gerem empregos, preservem nosso meio ambiente e melhorem a infraestrutura para todos que vivem aqui e para quem nos visita”, destacou Thomas.
Estiveram presentes no encontro os secretários de Turismo de Quissamã, Arnaldo Mattoso; de Iguaba Grande, Carla Valle; de Arraial do Cabo, Júnior Chuchu; de Macaé, Leonardo Anderson; de Maricá, José Alexandre Almeida; de Armação dos Búzios, Thomas Weber; de São Pedro da Aldeia, Rodolfo Jotha; de Rio das Ostras, Rodrigo Peleteiro; de Carapebus, Juliano de Luna; de Cabo Frio, Davi Barcelos, de Cabo Frio.