GIRO RIO DAS OSTRAS – Rio das Ostras é uma das cidades da Costa do Sol (antiga Região dos Lagos) que mais enfrenta problemas relacionados à ausência de rede de esgoto. Canais e valões cortam boa parte da área urbana, carregando lixo, esgoto e lama por bairros inteiros. Entre os exemplos mais críticos está o Canal de Medeiros — apontado por muitos moradores como a “maior vergonha” do município. Localizado a cerca de 300 metros da orla, na entrada da cidade, o canal exala um forte odor, que se tornou um triste marco para quem chega à cidade: o cheiro é o aviso de que se está em Rio das Ostras.
Diante de tantos desafios ambientais, a Prefeitura anunciou a criação do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA-RO), que tem como objetivo orientar e fortalecer ações de conscientização ambiental em escolas e comunidades. A primeira etapa do projeto é a aplicação de um questionário de diagnóstico socioambiental, disponível online até o dia 30 de setembro de 2025.
O formulário, elaborado pelas secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Educação, Esporte e Lazer, além dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e de Educação, busca ouvir a população para que o programa seja construído de forma participativa.
“Quanto mais pessoas responderem, mais próximo da realidade será o diagnóstico e melhores serão as ações planejadas para o futuro”, afirmou Monique Abrantes, coordenadora da comissão técnica do programa.
Além de propor ações educativas e comunitárias, o ProMEA-RO também tem impacto direto na arrecadação do município, já que contribui para a pontuação no ICMS Ecológico — um instrumento estadual que beneficia financeiramente cidades comprometidas com a agenda ambiental.
O link para participação está disponível [AQUI]