Perto do vencimento do prazo anunciado para entrega da primeira unidade híbrida do Sesc Senac Rio das Ostras, o local cedido pela Prefeitura, que fica no Jardim Campomar, para a construção do espaço não manifesta sinais de início de obras, menos ainda de estar próxima da finalização.
Com placas quebradas, muito mato, entulho e lixo no entorno do local mostra que a cerimônia que entrava para a história do município, como foi divulgada, devido a grandeza da construção, não seguiu o protocolo de dar continuidade a obra, após o primeiro bloco de pedra colocado sobre a fundação, no lançamento da pedra fundamental.
O anúncio do prazo para o término das obras, que seria para o final deste ano (2024), foi feito durante a solenidade, no dia 15 de agosto de 2023. O lançamento da pedra fundamental é uma cerimônia que assume cunho oficial do início de uma obra pública importante para a população. Na ocasião (conforme notícia no site oficial da prefeitura) estiveram presentes neste evento o presidente da Fecomércio (RJ), Antônio Florêncio Queiroz Júnior, o presidente do Sindicomércio, Marcelo Ayres, e da então secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Siqueira, que representava o prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba, na época, além de políticos e empresários.
Em aparente abandono, o espaço promete para os moradores academia de ginástica, clínica odontológica, espaço Sesc Saúde Mulher (mamografia), espaço Arte, Ciência e Tecnologia, galeria de artes, quadra poliesportiva, uma piscina, além de ambientes para educação profissional nas áreas de saúde, estética, bem-estar, informática e gestão.
Procurada pela reportagem a assessoria do Sesc disse que a licitação da empresa para realizar a obra está sendo concluída, com previsão de finalizar neste mês de outubro. E a mobilização da empresa ganhadora para o início das obras está prevista para novembro de 2024.