GIRO RIO DAS OSTRAS – Moradores de diferentes bairros de Rio das Ostras têm reclamado de uma infestação de mosquitos/pernilongos, principalmente durante o fim da tarde e à noite. A presença excessiva dos insetos tem afetado a rotina das famílias, que relatam dificuldades para dormir e realizar tarefas simples dentro de casa.
Os bairros com mais queixas incluem Cidade Beira Mar, Jardim Campomar, Recanto, Extensão do Bosque, Nova Aliança Cidade Praiana e Enseada das Gaivotas Em alguns casos, os moradores relatam que precisam de manter portas e janelas fechadas até durante grande parte do dia, mesmo com o calor, que já começou a aparecer na região, e o uso constante de repelentes, inseticidas e raquetes.
“A gente mal consegue dormir. Mesmo com telas nas janelas, eles entram. É uma nuvem de mosquito quando anoitece”, contou a dona de casa Carla Menezes, moradora do Jardim Campomar.
Já outro morador, do bairro Cidade Praiana, chamou a atenção para o tamanho dos pernilongos, que, segundo ele, não parecem comuns. “Eles são muito grandes, a gente joga inseticida e o chão fica coberto de mosquitos”, enfatizou.
Os cidadãos pedem que a prefeitura intensifique as ações de controle, como a nebulização (fumacê), e que busque solucionar de forma definitiva o problema dos esgotos a céu aberto, apontados como um dos principais focos de proliferação dos insetos. Segundo os moradores, a cidade não passa por dedetização desde o ano passado.