Desde o ano de 2019, a professora de Educação Física e Pedagoga, Zaira Gonçalves, tem se dedicado à escrita consolidando sua carreira literária. E com o término do Mestrado pela Nupem/UFRJ: Ambiental, desenvolvimento e sociedade com abordagens inovadoras no ensino das Ciências, apresentou a dissertação intitulada “produção de literatura infantil na promoção da Educação Ambiental em ambiente escolar”. Como produto técnico, produziu a coleção “Lady Jô – uma agente em defesa do meio ambiente”.
Zaira explica que Lady Jô é sua heroína, por ser uma joaninha muito integrada aos assuntos ambientais e de preservação do planeta. “Estou sempre criando personagens que levam suas mensagens de superação, aprendizado, respeito ao próximo, reflexão e cidadania. Atualmente, escrever se tornou um hábito prazeroso”, destacou.
Ela salientou que desde criança queria ler e escrever, mas não tinha confiança, pois tinha dificuldade de aprendizagem, o que de certa forma bloqueava sua criatividade. Entretanto, com o tempo foi tomando coragem e compartilhando alguns escritos, pois conseguiu através da prática, desbloquear o “medo” de escrever, trilhando assim sua trajetória no universo da Literatura Infantil.
A professora enfatizou, que o pontapé inicial para sua jornada como escritora, foi com a coleção de 7 volumes “Contos em Versos” que contam histórias de superação, o que levou a ser convidada a participar da Bienal Rio, em 2019. Posteriormente, foi a vez do lançamento do e-book publicado pela editora Nupem/UFRJ, “A Palhacinha”; em seguida, “História de Amor” – conto que retrata a convivência entre mãe e filha com animais de estimação; e também, o livro “Tito – um menino destemido”, que teve como proposta realizar um trabalho solidário para agregar valor à campanha #juntospelotito.
Educação Ambiental e BNCC: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) atribui às escolas a responsabilidade de conscientizar os alunos sobre a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento da sustentabilidade e o uso adequado dos recursos naturais. De acordo com o documento, a Educação Ambiental deve ser trabalhada de forma ampla, promovendo a autonomia, a responsabilidade, a flexibilidade, a resiliência e a determinação dos alunos.
É importante destacar, que a BNCC considera a Educação Ambiental transversal a todas as áreas, não apenas às Ciências da Natureza. No entanto, há interpretações que apontam para a falta de clareza sobre como a Educação Ambiental se manifesta além das Ciências e Geografia.