GIRO MACAÉ – No dia 14 de outubro, o município de Macaé, na Costa do Sol (antiga Região dos Lagos), sedia a 3ª Oficina Vivencial – Foco nas Cidades, promovida pelo Geoparque Aspirante Costões e Lagunas. O evento, que acontece das 9h às 16h, será realizado no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e tem como objetivo reunir moradores, empreendedores, guias turísticos, pesquisadores e representantes da sociedade civil de Macaé, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Carapebus e Quissamã.
A oficina integra um processo participativo que busca criar uma Rota Geoturística Regenerativa no litoral norte do estado do Rio de Janeiro. A proposta é usar o turismo como ferramenta para regenerar ecossistemas, fortalecer a economia local e valorizar as culturas tradicionais, promovendo o desenvolvimento sustentável dos municípios.
Estão sendo oferecidas 80 vagas gratuitas, destinadas a pessoas com vínculo com qualquer uma das cidades envolvidas no território do Geoparque. As inscrições estão abertas.
Segundo a organização, o evento será um espaço de troca de experiências, construção de propostas e fortalecimento dos vínculos entre as comunidades locais e o território. A escolha de Macaé como cidade-sede desta edição se deu pela relevância ambiental, cultural e econômica do município na região.
O projeto do Geoparque está dividido em quatro setores, cada um com uma oficina presencial em cidade-sede. A 1ª Oficina ocorreu em Saquarema, envolvendo Saquarema, Maricá, Araruama e Iguaba Grande. A 2ª será em Campos dos Goytacazes, com representantes de Campos, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e Quissamã. A 4ª e última será em Cabo Frio, reunindo participantes de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios e São Pedro da Aldeia.
Todas as oficinas visam mobilizar as comunidades locais para pensar o turismo de forma integrada ao meio ambiente e à cultura, com foco na regeneração e valorização do território.














