O Google anunciou na última terça-feira (20), durante a conferência anual Google I/O, um novo recurso de tradução de fala em tempo real para o Google Meet. A funcionalidade será disponibilizada inicialmente em fase beta para usuários dos planos Google AI Pro e Google AI Ultra, começando pelos idiomas inglês e espanhol. A empresa prevê a inclusão de novos idiomas nas próximas semanas.
Diferentemente das traduções em texto, a tecnologia do Gemini realiza uma dublagem instantânea da voz do usuário, preservando características como tom, timbre e expressões típicas da fala, incluindo gírias. A novidade tem como objetivo reduzir barreiras linguísticas em reuniões online.
Durante a apresentação, o recurso foi demonstrado em uma chamada de vídeo entre uma pessoa que falava inglês e outra que falava espanhol. Após a ativação da ferramenta de tradução, o Google Meet passou a exibir a dublagem das falas quase sem atraso, utilizando a tecnologia Gemini, sistema de inteligência artificial da empresa.
O recurso já começou a ser implementado em fase beta para assinantes dos planos Google AI Pro e Google AI Ultra, com suporte inicial para inglês e espanhol. Segundo o Google, o sistema deverá receber suporte para italiano, alemão e português nas próximas semanas.
Google Meet não é o primeiro
Apesar do recurso ser animador, o Google não é o primeiro a implementar traduções em tempo real usando inteligência artificial.
A Microsoft anunciou um recurso parecido no final do ano passado, para o Teams.