Comércio, Indústria e Mercado Interno de MaricáGIRO ENTREVISTA – Turismólogo de formação, produtor cultural de coração e promotor de eventos por vocação, Zé Alexandre Almeida é mais do que o secretário de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno de Maricá, na Costa do Sol (antiga Região dos Lagos) — ele é um verdadeiro entusiasta da cidade que vem se firmando como um dos destinos mais promissores do estado do Rio.
Com uma trajetória de oito anos dentro da Prefeitura, Zé carrega uma visão estratégica sobre o papel do turismo como motor do desenvolvimento regional. Neste bate-papo super rápido com o Portal GIRO Costa do Sol, ele revela os ingredientes por trás do crescimento turístico da cidade e antecipa o que moradores e visitantes podem esperar da próxima temporada — tudo com a paixão de quem tem certeza que Maricá veio pra ficar no mapa dos grandes destinos nacionais (e o trabalho vem mostrando isso!).
GIRO – Maricá vem ganhando destaque com os passeios gratuitos e outros eventos que movimentam a economia local. Qual a importância dessas ações para o fortalecimento do turismo e o desenvolvimento sustentável da cidade?
Zé Alexandre: Maricá vem desenvolvendo um trabalho de longo prazo com base em um planejamento estratégico iniciado em 2018: o Projeto Maricá 2030, nosso Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável. Ele é estruturado em quatro eixos principais: mapeamento e criação de oportunidades turísticas, qualificação de profissionais, promoção do destino e fortalecimento da governança. Além disso, buscamos fomentar o protagonismo de entidades locais como o Convention Bureau, associações de guias, polo cervejeiro e rota gastronômica, dando voz e autonomia para que desenvolvam suas próprias iniciativas. Com isso, estamos estimulando o setor privado a investir na melhoria da oferta turística, elevando a qualidade dos serviços e criando novas experiências.
GIRO – Como o município vem se preparando para receber esse fluxo crescente de turistas, especialmente em relação à infraestrutura, mobilidade e acessibilidade?
Zé Alexandre: Temos atuado de forma estratégica em eventos durante o ano todo, não só nos grandes feriados. Criamos atrações como o Arraiá de Maricá e o Festival de Inverno para movimentar a baixa temporada e gerar fluxo constante. Além disso, fortalecemos o turismo rural com roteiros como o Espraiado de Portas Abertas e o Curta Itaocaia, explorando a vocação das áreas do interior. Em infraestrutura, investimos na mobilidade com os ônibus e bicicletas vermelhinhas — ambos gratuitos —, além da revitalização das orlas e de espaços urbanos no centro. Tudo isso faz parte de uma estratégia integrada para aumentar o tempo de permanência dos visitantes e valorizar também a experiência do morador.
GIRO – Maricá é rica em belezas naturais. Que ações estão sendo feitas para valorizar e revitalizar esses espaços, melhorando a experiência dos visitantes?
Zé Alexandre: Estamos investindo em plataformas digitais como o site Maricá 2030 e o aplicativo Maricá Oficial, onde concentramos informações turísticas, agendas culturais e o calendário de eventos da cidade, lançado anualmente. A integração entre turismo, cultura, esporte e eventos é um diferencial que fortalece a identidade local. Criamos uma secretaria específica para cuidar dos eventos de bairro e dar visibilidade a artistas locais, artesãos e pequenos produtores, por meio de projetos como Pratas da Casa. Essa articulação reforça o sentimento de pertencimento e transforma nossa diversidade natural e cultural em atrativos turísticos com valor social.
GIRO – O que turistas e moradores podem esperar da próxima temporada? Há novidades especiais?
Zé Alexandre: Temos uma agenda intensa para o segundo semestre. Em outubro, vem aí mais uma edição do Maricabi Fest, nossa Oktoberfest. Em seguida, teremos o Somos Latinos, um evento multicultural que celebra a gastronomia, literatura e música da América Latina. Em novembro, abrimos o Natal de Maricá no dia 13, e ainda lançaremos o evento Língua ao Mar, que conecta a cidade com Portugal em uma celebração da língua e da cultura. Outro destaque é a Expo Valley, focada na produção rural, em Itaipuaçu. E claro, o verão trará uma programação especial junto à Secretaria de Esportes. Convidamos todos a acompanharem as atualizações nas nossas redes sociais e no site conhecamarica.com.br. Maricá está pronta para receber e encantar — quem vem, ama e recomenda.














