GIRO RIO DAS OSTRAS – Depois de alguns anos sem radares ou sistema de fiscalização para avanço de sinal, a Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da secretaria de Segurança Pública, anunciou a implantação de radares de trânsito e a modernização do sistema semafórico, que passará a registrar avanços de sinal.
O secretário de Segurança Pública, Carlos Menegasi, explicou que o levantamento estratégico para a aquisição dos equipamentos segue em ritmo acelerado, com previsão de implantação a partir do próximo ano.
“Desde o início do ano, medidas estratégicas têm sido tomadas para combater imprudências e infrações no trânsito do Município. Nos últimos meses, ampliamos a presença da Guarda Civil Municipal (GCM) nas ruas, intensificamos a fiscalização e o monitoramento, com agentes distribuídos em pontos estratégicos, onde há maior registro de acidentes. Além disso, iniciamos estudos para implantar câmeras e radares ao longo da RJ-106, dentro do Município”, destacou.
Vale ressaltar que apesar do retorno dos radares, a cidade, que no passado foi conhecida por possuir muitos ‘pardais’, ainda convive com a falta de sinalização básica, horizontal e vertical, na maioria das ruas — placas de “pare”, sinalização de lombadas (quebra-molas) e faixas de pedestres são raridade ou estão apagadas. Ou seja, ao que parece, Rio das Ostras prepara-se para instalar fiscalização por velocidade e avançar sinal, em vias específicas, mas o restante da cidade segue à mercê da ausência de infraestrutura básica. Com isso, a promessa de um trânsito mais seguro esbarra numa realidade que parece pedir, antes dos radares, um esforço urgente para sinalizar minimamente as vias da cidade.