GIRO BAIXADA LITORÂNEA – A primeira reunião ordinária de 2026 do Conderlagos, realizada em Cabo Frio, reuniu prefeitos dos municípios da Baixada Litorânea e teve como principal pauta as falhas nos serviços de energia elétrica e abastecimento de água registradas durante o período de festas de fim de ano.
Os gestores assinaram um ofício cobrando providências imediatas das concessionárias, após sucessivos apagões e problemas no fornecimento de água em plena alta temporada. O encontro aconteceu na sede do consórcio e foi conduzido pelo presidente do Conderlagos e prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar.
A concessionária Enel foi alvo das principais críticas, devido às constantes quedas de energia registradas na virada do ano, que causaram prejuízos ao comércio, hotéis, pousadas, restaurantes e moradores da região.
Segundo Carlos Augusto Balthazar, o consórcio não ficará restrito à cobrança administrativa.
“Este encontro representa o posicionamento conjunto dos prefeitos da região. Vamos ingressar com ações jurídicas coletivas para que os consumidores sejam indenizados pelos prejuízos causados”, afirmou.
O documento será encaminhado à Enel, à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ao Ministério de Minas e Energia, ao Ministério Público e ao Governo do Estado do Rio de Janeiro. Além da energia elétrica, os prefeitos também discutiram falhas no abastecimento de água, especialmente em municípios como Araruama e Saquarema. A prefeita de Araruama, Daniela Soares, defendeu mais investimentos e planejamento para atender à demanda da alta temporada. Já a prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal, ressaltou que os problemas de energia e água estão interligados e exigem maior responsabilidade das empresas.
Vale destacar que os municípios que integram o Conderlagos fazem parte da Região Administrativa da Baixada Litorânea. São eles: Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras.
Desses nove municípios, oito também integram a Região Turística Costa do Sol, oficializada nacionalmente pela Lei Geral do Turismo, em 2008. A Costa do Sol foi uma das regiões que mais recebeu visitantes durante o período do Réveillon, com intenso fluxo turístico nos municípios que a compõem. A antiga denominação “Região dos Lagos” deixou de existir oficialmente após a reconfiguração da regionalização turística do Estado do Rio de Janeiro.












