GIRO RIO DAS OSTRAS – Um cachorro-do-mato (espécie nativa da fauna brasileira) foi encontrado morto nesta terça-feira (29), às margens da estrada de acesso à trilha de Itapebussus, em Rio das Ostras, na Costa do Sol. O animal foi localizado pela equipe da Guarda Ambiental Municipal, que confirmou que a provável causa da morte foi atropelamento.
Segundo a equipe, o corpo do animal estava próximo à entrada da trilha, uma região de rica biodiversidade que integra a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) de Itapebussus. A Guarda Ambiental reforça que o atropelamento de animais silvestres em áreas de conservação tem sido uma preocupação constante.
O cachorro-do-mato (nome científico: Cerdocyon thous) é um mamífero de hábitos noturnos e costuma circular por áreas de mata em busca de alimento. Apesar de não estar em risco de extinção, a presença dele em áreas urbanizadas é um alerta sobre os impactos da expansão urbana e da falta de sinalização adequada em áreas de travessia de fauna.
A população pode e deve colaborar evitando excesso de velocidade e respeitando os limites das vias que cruzam áreas de preservação.














