Com o objetivo de readequar a Praça do Artesão, no Centro, a Fundação Rio das Ostras de Cultura removeu cerca de 13 barracas em estado de deterioração ou abandono.
A iniciativa visa proporcionar melhorias que beneficiem tanto os expositores quanto os visitantes da Praça. A decisão de realizar as mudanças foi fruto de reuniões entre a presidente da Fundação, Rosemarie Teixeira, e os artesãos que atuam no local.
Os feirantes foram convidados a acompanhar a retirada das barracas, e muitos deles estiveram presentes, demonstrando satisfação com as mudanças propostas. As 24 barracas que se encontram em boas condições permanecerão no espaço e passarão por uma revitalização criativa, além de uma melhor distribuição.
“A Praça do Artesão estava abandonada e esvaziada, não atraindo mais visitantes. Estamos focados em valorizar os artesãos locais. Esse é mais um passo para proporcionar uma experiência mais agradável para quem frequentar a Praça”, afirmou Rosemarie Teixeira.
Ela também destacou que a parte frontal da Praça do Artesão contará com a instalação de uma base do Programa Segurança Presente, uma iniciativa de policiamento de proximidade que visa atender toda a população e aumentar a segurança no local.
As barracas que foram retiradas foram encaminhadas ao Depósito Público Municipal. Os proprietários interessados em recuperá-las podem comparecer à sede da Fundação de Cultura, localizada na Avenida Cristóvão Barcelos, nº 109, no Centro.