GIRO RIO DAS OSTRAS – A saúde pública de Rio das Ostras vive uma situação de colapso: filas para exames e cirurgias que podem levar meses e até anos, escassez de médicos especialistas, demora no atendimento, falta de medicamentos e insumos no Hospital Municipal e pronto-socorro, dificuldade para agendamento no atendimento básico.
Mas, nesta semana, o prefeito Carlos Augusto Balthazar se reuniu em Brasília com o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para pleitear um aumento significativo nos recursos federais destinados à saúde do município. Ele foi acompanhado pelo Deputado Federal Dr. Luizinho, líder do Progressistas na Câmara, e pelo Secretário Municipal de Saúde, Dr. Fábio Simões.
O pedido é para que o teto de repasses da Média e Alta Complexidade (MAC) seja ampliado em R$ 30 milhões por ano — o que representaria cerca de R$ 2,5 milhões mensais para reforçar o orçamento da saúde.
Segundo a prefeitura, caso o recurso seja liberado, ele será aplicado na ampliação e modernização do Hospital Municipal, melhorias no Pronto-Socorro e fortalecimento da atenção básica, aumentando a oferta de consultas, exames e cirurgias.
Hoje, muitos moradores precisam buscar atendimento em outras cidades, o que agrava a situação de quem depende da saúde pública e ainda sobrecarrega municípios vizinhos, que já enfrentam dificuldades para atender sua própria população. A expectativa é que não que fique só na promessa, e que, com o reforço financeiro seja possível reduzir as filas, atrair mais especialistas, regularizar o fornecimento de medicamentos e oferecer infraestrutura mais adequada para os pacientes de Rio das Ostras.