GIRO MACAÉ – Conhecida como a Princesinha do Atlântico e Capital Nacional do Petróleo, a cidade de Macaé, na Costa do Sol (antiga Região dos Lagos), será sede, nesta quarta-feira, 6 de agosto, do Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional. A nona edição do evento, que acontece das 8h30 às 18h no Hotel Mercure Macaé, reunirá empresários, especialistas do setor, representantes do poder público e profissionais das áreas de turismo, hospedagem e gastronomia. As inscrições são gratuitas e limitadas.
Promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), o encontro tem como objetivo fomentar o desenvolvimento sustentável do turismo regional, fortalecer cadeias produtivas locais e incentivar políticas públicas voltadas ao setor.
A programação prevê uma série de palestras técnicas, painéis com gestores públicos e lideranças setoriais, além de espaços para networking e exposições de soluções para a hotelaria, gastronomia e demais segmentos do turismo. A proposta é apresentar ferramentas de gestão, tendências de mercado e iniciativas que ajudem a impulsionar o turismo como motor de desenvolvimento econômico e geração de empregos na região.
Um dos destaques do encontro é a palestra de Tiago Moura, subsecretário de Gastronomia da Secretaria de Estado da Casa Civil, que irá abordar o tema “Gastronomia como política pública”, destacando o potencial do setor como instrumento de transformação econômica e cultural. Já Gustavo Araújo, especialista de Produtos de Hospitalidade do Senac RJ, apresentará uma análise sobre a escassez de mão de obra na hotelaria e gastronomia, problema que afeta destinos em todo o mundo, e mostrará como o Sistema Fecomércio vem atuando para mitigar esse desafio.
Para Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, Macaé possui um perfil estratégico para o turismo de negócios e lazer, com infraestrutura e localização favoráveis ao crescimento do setor. “Nosso desafio é integrar os atores do turismo, fomentar o associativismo e destacar o papel do segmento como vetor de crescimento e desenvolvimento para a cidade e toda a região”, afirma.
O Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional já passou por diversas cidades do estado, como Campos dos Goytacazes, Teresópolis, Petrópolis, Armação dos Búzios, Niterói, Nova Friburgo e Nova Iguaçu, consolidando-se como uma importante plataforma de articulação e inovação para o setor no estado do Rio de Janeiro.
As inscrições podem ser feitas pela plataforma Sympla, clicando aqui
Confira a programação:
8h30 às 9h
Credenciamento
9h às 9h30
Welcome coffee
9h30 às 10h10
Abertura
10h10 às 11h10
Painel: “O que se ganha quando se conecta: Negócios que convergem crescem juntos”
Debatedores: Márcia Alves (consultora CNC); Thomas Weber (secretário de Turismo de Armação dos Búzios e presidente do SindSol)
Mediador: Marco Navega (presidente do Condetur Costa do Sol)
11h10 às 11h40
Apresentação do Sistema Fecomércio – Escola Senac
11h40 às 12h30
Palestra: “Conexão que Encanta e Dá Lucro”
Palestrante: Jarbas Modesto – consultor do Sebrae, especialista em qualificação de mão de obra
12h30 às 13h
Palestra: “Legislação trabalhista e os impactos para o setor do turismo”
Palestrante: Luciana Diniz – advogada especialista na CNC
13h às 13h15
Networking
13h15 às 14h30
Almoço por adesão – Restaurante do Hotel Mercure Macaé
14h30 às 15h30
Palestra: “Gastronomia como Política Pública: setor de imensa representatividade que pode transformar o Rio de Janeiro”
Palestrante: Tiago Moura – Subsecretário de Gastronomia do Governo do Estado do Rio de Janeiro
15h30 às 16h15
Palestra: “Sebrae em Ação: Impulsionando Negócios no Norte Fluminense com soluções que chegam até sua empresa”
Palestrante: Guilherme Reche – Coordenador Regional do Sebrae na Região Norte Fluminense
16h15 às 17h
Painel: “Poder público e iniciativa privada: A importância da integração no Turismo de Macaé”
Debatedores: Léo Anderson (secretário municipal de Turismo de Macaé); Leonardo Gazire (presidente do Macaé Convention e Visitors Bureau); Renato Nicole (presidente do Polo Gastronômico de Macaé)
Mediador: Alexis Japiassu (representando o presidente da FBHA)
17h
Encerramento