GIRO RIO DAS OSTRAS – Enquanto bairros convivem com esgoto a céu aberto, alagamentos e descarte irregular de lixo, a Prefeitura de Rio das Ostras, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Lagos São João, realiza nesta terça-feira, 15 de julho, o Seminário Inicial do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB-RO). O evento acontece das 18h às 21h, na Câmara Municipal, e é apresentado como o primeiro passo para a construção de um plano participativo e transparente de saneamento básico.
A proposta do seminário é ouvir a população, apresentar o diagnóstico dos serviços atuais e discutir soluções para abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e manejo de resíduos sólidos. Mas, para muitos moradores, o diagnóstico já é conhecido e só precisa ser colocado em prática.
Principalmente no caso o valão (Canal de Medeiros) – próximo a praia, rodovia e Fórum – que se tornou um dos maiores esgotos a céu aberto da região, cerca de 10km de extensão, passando pelos bairros, Nova Aliança, Extensão do Bosque, Recanto, Jd. Campomar, Beiras Mar, Cidade Praiana, Serramar, Extensão Serramar e Palmital, que devido a falta de rede de esgoto no município, recebe esgoto in natura e lixo, em um local urbano de grande circulação de pedestres, ciclistas e veículos. Um símbolo do abandono estrutural, da ausência de políticas eficazes e da lentidão no cumprimento de direitos básicos.
A iniciativa é legalmente obrigatória, e a expectativa é que, desta vez, as propostas não fiquem apenas no papel — como tantas outras promessas já feitas anteriormente.
O evento é aberto a toda a comunidade. A presença popular, principalmente dos moradores que convivem com o valão, será decisiva para garantir que o plano reflita as reais necessidades de quem vive diariamente os impactos do descaso.














