O aniversário de 33 anos de emancipação político-administrativa de Rio das Ostras, que acontece nesta quinta-feira, dia 10 de abril, será marcado por uma programação cultural com tradições populares e a diversidade artística do município. As comemorações, divulgadas pela Prefeitura Municipal, até o fechamento desta reportagem, começa no sábado (12), a partir das 14h, no Mar do Norte, que recebe a 6ª edição da tradicional Feira Maria Mole, na Praça Antônio Antunes. No domingo (13), às 16h, é a vez de Cantagalo mergulhar nas histórias e raízes da cidade com o projeto “Histórias e Lendas de Leripe”, na Praça Waldemar Alves Barcelos. Toda a programação é gratuita.
Feira Maria Mole – Cultura no coração de Mar do Norte
Com mais de 20 expositores, a Feira Maria Mole oferece um dia inteiro de atrações para toda a família, incluindo música ao vivo, oficinas, contação de histórias, curta-metragem, gastronomia e artesanato. A feira é uma realização da produtora cultural Maria Mole Design e integra as ações do Ponto de Cultura Maria Mole, com apoio da Lei Aldir Blanc – Edital Fomento à Cultura Riostrense.
A programação começa às 15h com a oficina de pipa do projeto SOS Brincar, que resgata brincadeiras populares e oferece 20 vagas gratuitas para crianças da comunidade.
Às 16h, a artista e produtora cultural Arminda Freire apresenta o espetáculo “Histórias e Lendas de Leripe”, inspirado nos mitos e lendas do litoral fluminense — uma produção também contemplada pelo edital da Lei Aldir Blanc.
A música começa às 17h com o show do cantor e compositor Aurélio Lisboa, trazendo brasilidade e poesia ao palco. Às 19h, será exibido pela primeira vez o documentário “Doc Roça Maker”, produzido inteiramente no Mar do Norte e protagonizado por seus próprios moradores. O filme retrata a história e os projetos locais, promovendo pertencimento e celebração da memória comunitária.
Para encerrar a noite com energia e alegria, às 20h, o grupo percussivo Tum-Dum apresenta um espetáculo vibrante com ritmos brasileiros, promovendo inclusão e diversidade sonora. A programação pode contar ainda com apresentações de dança e a participação especial da Banda Crocodilos, ampliando a riqueza cultural do evento.
Cultura viva em Cantagalo
No domingo (13), às 16h, o projeto “Histórias e Lendas de Leripe” chega à Praça Waldemar Alves Barcelos, em Cantagalo, com uma contação musicada apresentada pela Cia Aruten de Teatro e Narrativas.
O espetáculo será conduzido por quatro mulheres com mais de 60 anos, artistas que vivem e atuam em Rio das Ostras, e que vão compartilhar histórias sobre os povos que formaram a identidade do município — Sambaquianos, indígenas, portugueses, africanos e migrantes que chegaram a partir do século XX e continuam a construir a cidade até hoje.