GIRO RIO DAS OSTRAS – A Vigilância em Saúde de Rio das Ostras, da Secretaria de Saúde, iniciou uma fiscalização rigorosa em lojas, clínicas de estética, salões de beleza e manicures, após a publicação de uma nova resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que proíbe o uso de duas substâncias químicas em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.
As substâncias TPO [óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina] e DMPT (N, N-dimetil-p-toluidina), também conhecida como dimetiltolilamina (DMTA), são ingredientes comuns em produtos para unhas em gel e foram proibidas no Brasil por representarem risco à saúde, incluindo alterações na fertilidade e potencial para causar câncer em usuários e profissionais que manuseiam os produtos.
A Resolução da Anvisa determina que a fabricação, importação e concessão de novos registros para produtos que contenham essas substâncias está proibida; já os estabelecimentos comerciais têm até 90 dias para retirar do mercado os produtos que já estão em circulação. Após esse prazo, todos os registros e notificações serão cancelados, e os responsáveis deverão recolher os produtos das lojas e distribuidoras.
Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Nirvana Braga, o descumprimento da norma configura infração sanitária para prestadores de serviço e revendedores. Ela reforça a importância de ler os rótulos dos produtos e alerta que, em caso de dúvidas ou denúncias, os consumidores podem contatar a Vigilância pelo WhatsApp 22 99222-9732.














