GIRO MACAÉ – Ao longo de quatro quarteirões da Praia dos Cavaleiros, a cidade de Macaé vive, até domingo (7), a 14ª edição do Festival Macaé Gastronomia e Cultura. O evento gratuito já é um marco no calendário turístico e cultural da região, consolidando o município como destino gastronômico no interior do Estado do Rio.
Realizado pelo Polo Gastronômico de Macaé, com apoio institucional da Prefeitura Municipal, o festival une gastronomia, cultura, literatura, música e entretenimento em uma experiência completa para todas as idades.
Horários de funcionamento:
-
Sexta-feira (5): das 18h à 1h
-
Sábado (6): das 12h à 1h
-
Domingo (7): das 12h às 21h
Ambiente e atrações culturais
A entrada principal do evento conta com um pórtico cenográfico, inspirado no emblemático Hotel Palace e no sofisticado Café Belas Artes, dando boas-vindas ao público com charme e nostalgia. Ao som de sax, o ambiente convida à apreciação de pratos doces e salgados, experiências sensoriais e manifestações culturais diversas.
Dentre as atrações, estão a Cozinha Show, com chefs renomados do Brasil, a Feira do Produtor, o Artesanato Local, apresentações de dança, música e o Espaço Literário, com cerca de 30 escritores da região e membros da Academia Macaense de Letras. O espaço também recebe doação de livros e conta com geladeiras grafitadas transformadas em bibliotecas comunitárias.
Cozinha Show homenageia pioneiros da gastronomia macaense
Nesta edição especial, que celebra os 15 anos do Polo Gastronômico de Macaé, o espaço Cozinha Show apresenta uma exposição inédita sobre a história gastronômica da cidade, homenageando os pioneiros do setor com fotos, totens e receitas especiais de 25 associados e convidados.
Entre os destaques da programação estão:
-
Kátia Barbosa e Bianca Barbosa (Aconchego Carioca, Bar Kalango – RJ): Arroz Maria Isabel
-
Mari Rezende (Bar da Frente, eleito Melhor Bar do Rio 2025) e Toninho Momo (Bar do Momo – RJ): Polenta com moela
-
Henrique Gilberto (Cozinha Tupis – MG): Tortilha de mandioca com torresmo e limão
-
Adriana Veloso (Pescados na Brasa – RJ): Tacacá
-
Patrícia Petersen (Casa 30 – Macaé): Produção de chocolate bean to bar
-
Rafael Cavalieri (TT Burger e Marola – RJ): Tuna Melt
-
Pedro Coronha (Koral – RJ): Brioche com tartar de peixe, pesto de tomate assado e stracciatella
-
Caio Soter (Pacato e Bar Pirex – BH): Canjiquinha do Quintal com bochecha de porco
No domingo (7), o evento começa às 12h com o consultor Marcelo Marani (SP), seguido por apresentações de Honório Oliveira (Churrascaria Palace – RJ) e Thiago Wigg (mestre cervejeiro de Macaé), encerrando com Caio Soter.
Programação artística e cultural
A programação artística é extensa e valoriza artistas locais e regionais. Os palcos recebem apresentações de dança, jazz, DJs, bossa nova, música autoral, circo e muito mais. A curadoria musical inclui nomes como Zé Rangel Quarteto, Seletores Universais, Curupira, Lu Simor, Marcelinho da Lua, Costa Atlântica Sound System, DJ Lyd, DJ Jéssica, entre outros.
O palco da Secretaria Municipal de Cultura também tem destaque com apresentações de ballet, dança contemporânea, coral, circo e performances de escolas locais, como a Escola Municipal de Dança e a Escola Jaime Arôxa Macaé.
Mudanças no trânsito durante o evento
Para garantir a segurança e fluidez durante o festival, a Avenida Atlântica (entre as ruas Lindolfo Collor e Mar Del Plata) está interditada até domingo (7). A Avenida Nossa Senhora da Glória opera em mão inglesa, com estacionamento proibido no lado esquerdo e também entre as mesmas vias. Agentes de trânsito orientam motoristas no local.














