GIRO COSTA DO SOL – A região da Costa do Sol (antiga Região dos Lagos) entrou em um período chamado veranico, marcado por dias consecutivos de calor acima da média, baixa umidade do ar e ausência de chuvas. Nesta quarta-feira (20), os termômetros já registraram temperaturas acima dos 3o °C em algumas cidades da região e a previsão é de manter o calor nos próximos dias.
Com o solo seco e a vegetação ressecada, o risco de incêndios florestais é considerado muito alto em toda a região, especialmente em áreas de mata e serras. A situação preocupa autoridades ambientais, já que não há previsão de chuvas pelo menos até o início da próxima semana.
Apesar do calor durante o dia, as madrugadas ainda apresentam temperaturas mais amenas, com rajadas de ventos. Para esta quinta-feira (21), as temperaturas devem oscilar entre 18 °C e 35 °C, mantendo o clima abafado e o tempo firme. As ondas estão com altura de 1.0 a 2.0 metros, com direção sudeste/nordeste.
Veranico
De acordo com a Climatempo, o veranico é causado por uma forte massa de ar seco e quente que impede a chegada de frentes frias e bloqueia a formação de nuvens. Esse fenômeno deve alcançar seu pico na sexta (22) e no sábado (23), com leve queda na temperatura a partir de domingo (24) — ainda sem previsão de retorno da chuva.