GIRO CONCURSOS – Depois de mais de uma década sem concurso, o Procon-RJ anunciou que vai abrir concurso público. O governador Cláudio Castro confirmou, nesta segunda-feira (18/08), a oferta de 30 vagas imediatas e até 100 para cadastro de reserva. O edital deve sair até o fim de 2025.
As chances são para várias áreas: advogado, analista, agente de defesa do consumidor, agente administrativo, técnico em contabilidade, técnico em informática e executivo público. Os salários podem passar dos R$ 9 mil.
Segundo Castro, a ideia é reforçar o time de defesa do consumidor no estado. “Estamos fortalecendo a defesa do consumidor no Rio de Janeiro. O concurso do Procon-RJ vai garantir mais servidores qualificados para proteger os direitos dos cidadãos e ampliar o alcance dos serviços prestados”, disse.
O secretário da Casa Civil, Nicola Miccione, foi direto: sem servidores, o equilíbrio nas relações de consumo fica prejudicado. Já o secretário de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, lembrou que a chegada de novos concursados dará “mais continuidade, eficiência e força” ao trabalho do Procon.
Um reforço que já vinha sendo cobrado
Criado em 1987 e transformado em autarquia em 2010, o Procon-RJ só fez um concurso até hoje — lá em 2012. Na época, um estudo da Fundação Getúlio Vargas já apontava a necessidade de 181 cargos efetivos. Hoje, o déficit passa de 55%, o que levou até o Ministério Público Estadual a recomendar a realização de um novo certame.














