GIRO CABO FRIO – Uma investigação da Polícia Federal revelou um esquema de produção e venda de diplomas falsos que atendia clientes em diferentes regiões do país. A apuração resultou na Operação Side Job 2, deflagrada nesta quarta-feira (17), com o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em Cabo Frio, na Região dos Lagos.
A ação é desdobramento de uma investigação iniciada em outubro de 2024, após o CREA-RJ identificar o uso de um diploma falso de Engenharia Civil para obtenção de registro profissional. A partir da denúncia, a PF passou a mapear a atuação do grupo suspeito de fornecer documentos fraudulentos de ensino médio, cursos técnicos e graduação.
Durante as buscas, os agentes apreenderam cerca de 20 diplomas falsificados, além de celulares, um disco rígido (HD) e outros documentos que podem auxiliar na identificação de envolvidos e possíveis compradores dos certificados ilegais. O material será analisado pela perícia técnica da Polícia Federal.
Os investigados poderão responder por organização criminosa e falsificação de documento público, crimes que preveem penas severas. A Polícia Federal segue com as investigações para identificar a extensão do esquema e outros possíveis envolvidos.






