GIRO BRASIL – As unhas de gel, uma das maiores febres entre as mulheres, conquistaram boa parte do público feminino, mas a beleza pode ter um preço: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso de duas substâncias químicas presentes em produtos para unhas artificiais e esmaltes em gel, após constatar riscos de câncer e problemas reprodutivos, infertilidade.
A decisão, aprovada na quarta-feira (29), veta o uso do TPO (óxido de difenil [2,4,6-trimetilbenzol] fosfina) e do DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também conhecido como dimetiltolilamina (DMTA). Essas substâncias são utilizadas em produtos que precisam ser expostos à luz ultravioleta (UV) ou LED para endurecer — processo comum nos salões de beleza.
De acordo com a Anvisa, estudos internacionais mostraram que o DMPT tem potencial cancerígeno e que o TPO é tóxico para a reprodução, podendo afetar a fertilidade.
“Ainda que o risco ocupacional seja mais intenso, usuárias e usuários também estão sujeitos aos efeitos nocivos decorrentes da exposição. Cabe ao Estado atuar preventivamente, evitando a perpetuação de risco sabidamente evitável”, afirmou a diretora da Anvisa, Daniela Marreco, relatora do processo.
Com a medida, o Brasil passa a seguir os mesmos padrões de segurança da União Europeia, que já havia proibido essas substâncias em cosméticos.
Prazos de adequação
A resolução define etapas para que o mercado se adapte à nova norma:
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Imediato: proibidas a fabricação, importação e novos registros de produtos com TPO ou DMPT;
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Em até 90 dias: empresas e salões devem interromper a venda e o uso dos produtos que já estão nas prateleiras;
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Após 90 dias: a Anvisa cancelará os registros e notificações existentes, e os produtos deverão ser recolhidos.
A agência ressalta que o risco é maior para profissionais que lidam frequentemente com o material, mas o uso contínuo também pode ser prejudicial para consumidores.
Com a decisão, o Brasil dá mais um passo na modernização das regras de segurança em cosméticos, reforçando o compromisso com a saúde de profissionais e consumidores do setor da beleza.














