A Azul Linhas Aéreas anunciou recentemente que irá, a partir de março de 2025, suspender as operações em 12 cidades brasileiras, entre elas está Cabo Frio, município da Costa do Sol, que recebia voos diretos de Belo Horizonte.
O comunicado que pegou muita gente de surpresa, inclui a suspensão de voos para Campos (RJ), Barreirinhas (MA), Correia Pinto (SC), Crateús (CE), Iguatu (CE), Mossoró (RN), Parnaíba (PI), Rio Verde (GO), São Benedito (CE), São Raimundo Nonato (PI), Sobral (CE).
O secretário de Turismo de Cabo Frio, Davi Barcelos, considerou o cancelamento dos voos para o Aeroporto Internacional de Cabo Frio, como uma oportunidade para alcançar novas operações.
“A suspensão dos voos para nosso município é uma situação que tem a ver apenas com a companhia aérea, não por falta de passageiros, isso nos dá possibilidade de buscar novas linhas, e já iniciamos um diálogo com a Azul para retomada dos voos”.
Davi explica ainda que já vai começar uma conversa com a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, visando manter os voos de Belo Horizonte, e abrir novos, ou vindo de Campinas ou de Guarulhos. “Nosso aeroporto é internacional, então ter um voo saindo de Guarulhos conectaria a Costa do Sol ao mundo”, enfatiza.
Ele menciona a importância das cidades vizinhas aturem juntas na conquista destes voos, visto ser importante tanto para o turismo de lazer, quanto turismo de corporativo.
Fusão com a Gol
No dia 15 de janeiro, as companhias aéreas Azul e Gol confirmaram início do processo de fusão, conforme era esperado pelo mercado.
Comunicado Azul suspenção de voos
A Azul informa que está sempre avalizando as possibilidades e necessidades de mercado e, consequentemente, mudanças fazem parte do planejamento operacional. Como empresa competitiva, a companhia reavalia, constantemente as operações em suas bases, como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda.
Sendo assim, a companhia anuncia que irá suspender as operações na cidade de Cano Frio (RJ), a partir do dia 10 de março devido a uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e alta do dólar, somado ás questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda.
Importante ressaltar que os clientes impactados receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac).
A Azul reforça, ainda, que mesmo diante da suspenção, segue no Estado do Rio de Janeiro com voos regulares em Santos Dumont (RJ), Galeão (RJ), Jacarepaguá (RJ).