GIRO BÚZIOS – Búzios, um dos destinos mais charmosos da Costa do sol (antiga Região dos Lagos), vai sediar nos dias 11 e 12 um importante encontro entre representantes de Instâncias de Governança Regionais (IGRs) de todo o Brasil. A II Rodada de Experiências das IGRs do país que acontece no Hotel Atlântico, que será promovido pelo Ministério do Turismo, tem como foco a troca de experiências, o fortalecimento do turismo regionalizado e a valorização das diversas identidades culturais e naturais do país.
A ação faz parte das estratégias do Programa de Regionalização do Turismo e busca consolidar o diálogo entre os diferentes níveis de governo, além de fortalecer as governanças e a Rede Nacional de Regionalização.
O público-alvo do encontro são os dirigentes dos órgãos oficiais de turismo dos estados, interlocutores estaduais e regionais do PRT, presidentes de IGRs e gestores públicos e da iniciativa privada que atuam diretamente com a política de regionalização do setor.
De acordo com Marco Navega, presidente da IGR (Condetur) Costa do Sol, anfitriã do evento, a realização da rodada em Búzios reforça a importância do trabalho colaborativo no desenvolvimento do turismo regional.
“Será uma oportunidade única para mostrar a força das nossas regiões e a importância da governança para o fortalecimento do turismo nacional. A troca de experiências entre diferentes IGRs só tem a agregar à construção de políticas mais eficazes e conectadas com as realidades locais”, afirmou.
Já o secretário de Turismo de Búzios, Thomas Weber, destaca o impacto do evento na imagem da cidade.
“Receber um encontro nacional como este posiciona Búzios como um destino comprometido com o turismo responsável, integrado e inovador. Além de compartilhar boas práticas, vamos mostrar o que temos de melhor para gestores de todo o Brasil”, disse.
Ao longo da programação, diversas IGRs sobem ao palco para apresentar suas iniciativas, rotas temáticas, cases de sucesso e estratégias de promoção turística. O dia de palestras é dividido em dois turnos, com participação de regiões como o Urucuia Grande Sertão (MG), Sul Capixaba dos Vales e Café (ES), Vale do Acre (AC) e Visit Pantanal (MS) e Costa do Sol (RJ) durante a manhã.
À tarde, o evento recebe representantes de destinos igualmente diversos, como Circuito Guimarães Rosa (MG), a Rota Cerrado Pantanal (MS), a Câmara de Turismo da Baía de Todos os Santos (BA), a Região Agroecológica de Goiás, o Litoral do Paraná, os Encantos do Sul de Santa Catarina, Lençóis e Delta (MA), entre outros. A programação se encerra com uma rodada de experiências das IGRs e considerações finais.
Para marcar o encerramento do evento, no dia 11 de setembro, os participantes poderão acompanhar o show da cantora Kynnie, que promete animar a noite com um repertório repleto de ritmo e identidade brasileira — encerrando os trabalhos com celebração e integração cultural.
Mais do que um evento técnico, o encontro em Búzios reforça a importância da articulação entre regiões e o papel das IGRs na consolidação do turismo como ferramenta de desenvolvimento econômico e social em todo o país.