GIRO CABO FRIO – A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (30) a Operação Carga Pesada, com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em roubos de cargas que atuava na Região dos Lagos. A ação é coordenada por agentes da 126ª DP (Cabo Frio) e já resultou na prisão de três criminosos.
As investigações começaram em abril deste ano, após um assalto registrado na Estrada da Integração. Na ocasião, a equipe de inteligência identificou um dos veículos usados no crime, o que levou à prisão em flagrante de dois assaltantes e à recuperação de parte da carga roubada.
O avanço das apurações revelou que o grupo era chefiado por um criminoso responsável por organizar toda a logística dos crimes e recrutar os comparsas. As ações criminosas contavam com apoio interno: um funcionário de uma transportadora repassava informações confidenciais sobre as rotas, tipos de carga e até detalhes sobre rastreadores instalados nos caminhões.
Essas informações davam vantagem estratégica à quadrilha, que atuava com rapidez e precisão. Após os assaltos, os produtos roubados eram repassados a receptadores que revendiam as mercadorias no mercado paralelo.
De acordo com a Polícia, conversas interceptadas mostraram que o grupo criminoso usava métodos para despistar a fiscalização, incluindo a adulteração de placas e rodas dos veículos utilizados nos crimes.
A operação continua em andamento e novas prisões não estão descartadas. A Polícia Civil reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque Denúncia (2253-1177) ou diretamente na 126ª DP.