GIRO – Composta por 13 cidades do estado do Rio de Janeiro, a Costa do Sol — antiga Região dos Lagos — vem se consolidando como uma das rotas turísticas mais desejadas do país, especialmente por representar o segmento de sol e praia, que lidera a preferência dos brasileiros com 62% das intenções de viagem, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo em parceria com a Nexus.
Acesse a pesquisa completa [AQUI]
Cidades como Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios, Maricá, Rio das Ostras, Macaé e Saquarema compõem esse corredor turístico que reúne praias, belezas naturais preservadas e um rico patrimônio histórico e cultural. A região vem atraindo tanto o público nacional quanto estrangeiros, impulsionada por uma infraestrutura turística em expansão, maior conectividade rodoviária e aérea, além de investimentos em qualificação profissional e na promoção dos destinos.
Búzios, há décadas é um dos principais destaques da região, e segue em evidência. De acordo com um levantamento recente da Booking.com, a cidade registrou um crescimento de 19% na procura por viajantes internacionais em setembro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Com isso, Búzios integra o ranking dos cinco destinos brasileiros com maior alta nas buscas de estrangeiros, ao lado de Florianópolis, Porto de Galinhas, São Paulo e Rio de Janeiro.
Para o Ministério do Turismo, os dados mostram a força da diversidade turística brasileira, onde sol e praia continuam liderando, mas abrem espaço também para experiências culturais, gastronômicas, esportivas e de natureza.
Além do apelo natural, a região também aposta em turismo sustentável e qualificação da oferta. Iniciativas regionais de integração turística, têm fortalecido a marca Costa do Sol e ampliado sua visibilidade em feiras, campanhas nacionais e roteiros temáticos.
Com esse movimento, a Costa do Sol se firma como um destino que vai muito além das férias de verão — é uma rota ativa o ano inteiro, com potencial para crescer ainda mais como referência no turismo brasileiro e internacional.