GIRO MARICÁ – A Marinha do Brasil encerrou as buscas ativas pela embarcação pesqueira Funelli, desaparecida desde o dia 16 de janeiro, no litoral de Maricá. Após 11 dias de operações no mar, os pescadores que estavam a bordo seguem desaparecidos.
A força-tarefa envolveu navios da Marinha e uma aeronave da Força Aérea Brasileira, que percorreram uma extensa área marítima na região de Ponta Negra, último ponto registrado pelo sistema de rastreamento da embarcação.
Com o fim da varredura intensiva, o trabalho passa agora para uma fase de monitoramento e alerta. Avisos a navegantes continuarão sendo emitidos, na tentativa de obter informações que possam ajudar a localizar vestígios ou esclarecer o paradeiro do barco e da tripulação.
Familiares foram comunicados sobre todas as etapas das buscas realizadas até o momento. A Marinha reforça a importância da colaboração da sociedade e pede que qualquer informação relevante seja repassada ao Salvamar pelos telefones 185, (21) 2104-6119 ou (21) 97515-7895.
Confira a nota na íntegra da Marinha do Brasil
“A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN), informa que a Operação de Busca e Salvamento (SAR) da embarcação “FUNELLI” e de seus tripulantes encontra-se no décimo primeiro dia consecutivo, abrangendo uma extensa área marítima ao sul de Ponta Negra (RJ).
Hoje, 27 de janeiro, os familiares receberam, nas instalações do SALMAR SUESTE, informações detalhadas sobre todos os procedimentos de busca realizados, os meios empregados e as áreas cobertas até o momento.
A partir desta data, as buscas passam a assumir uma nova configuração que consiste na continuidade dos avisos-rádio e publicação de Aviso aos Navegantes, com o objetivo de que todas as embarcações que navegam na área possam fornecer ao SALVAMAR quaisquer informações relevantes que contribuam para o esclarecimento do ocorrido.
A Marinha do Brasil incentiva e considera fundamental a participação da sociedade por meio do encaminhamento de informações, que podem ser feitas pelos telefones 185 (emergências marítimas e fluviais), (21) 2104-6119 e (21) 97515-7895 (Comando do 1º Distrito Naval, para outros assuntos, inclusive denúncias)”.



