Moradores de Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, têm enfrentado um problema inusitado: postes de iluminação pública permanecem acesos durante o dia, gerando desperdício de energia e indignação na comunidade. A situação, segundo relatos, já ocorre desde o Carnaval em frente ao Praião.
Ao questionarem a Prefeitura Municipal, os moradores foram informados de que o problema ocorre porque o contrato com a empresa responsável pela manutenção da iluminação pública foi encerrado. Ainda segundo a administração municipal, segundo eles, não há recursos disponíveis no momento para a renovação do contrato ou contratação de nova empresa.
“É um descaso. Enquanto a gente paga taxa de iluminação pública, os postes ficam acesos o dia inteiro, consumindo energia sem necessidade”, reclamou uma moradora do distrito.
A prefeitura não deu previsão para a solução do problema, aos moradores. A ausência de manutenção também levanta preocupações sobre segurança pública e uso eficiente de recursos, além de debate sobre a necessidade de planejamento para evitar que serviços básicos sejam interrompidos por falta de previsão de recursos.