GIRO RJ – A Polícia Civil do Rio de Janeiro, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), deflagrou neste sábado (4) uma operação contra a fabricação e comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas e impróprias para consumo. A ação ocorre na capital e na Baixada Fluminense, com o cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão.
Até o momento, milhares de garrafas suspeitas de falsificação foram apreendidas e serão encaminhadas para perícia. Os laudos devem identificar possíveis substâncias nocivas à saúde, como o uso irregular de metanol, produto altamente tóxico.
A operação é parte de uma série de ações realizadas pela delegacia ao longo da semana. Desde quarta-feira (1º), os agentes vêm fiscalizando estabelecimentos após denúncias recebidas por clientes de um bar na Barra da Tijuca. Na sexta-feira (3), os policiais vistoriaram bares e casas noturnas nas zonas Norte e Sul da cidade. Ao todo, mais de 30 locais foram inspecionados.
Durante as diligências, os agentes encontraram bebidas com validade vencida, armazenadas de forma inadequada e com indícios de adulteração em garrafas de cervejas e destilados. Seis pessoas foram levadas à delegacia para prestar depoimento e podem responder por falsificação de bebidas e crimes contra as relações de consumo.