Ainda está um pouco distante, o feriado da Semana Santa, de 17 (quinta-feira) a 20 de abril (Domingo de Páscoa), mas a época tradicionalmente movimenta o Mercado de Peixes de Macaé e a economia do município, e existe uma expectativa de alta de 90% do número de consumidores neste período, podendo alcançar em torno de 50 mil pessoas. Para atender a esta demanda, estarão disponíveis aproximadamente 200 toneladas de pescado até o final do feriado, entre 10 e 12 toneladas por dia.
Pescadinha, cação, dourado, anchova, corvina são os pescados mais procurados nas 55 bancas do Mercado de Peixes. Mas também é grande a procura por salmão e por camarão. O Mercado de Macaé dispõe de uma das maiores variedades do Estado do Rio. Durante o feriado, o horário de funcionamento, das 7h às 17h, poderá ser estendido por uma hora e haverá organização de filas.
Quem passar pelo Mercado de Peixes para escolher o pescado fresquinho do feriado também poderá aproveitar os petiscos disponíveis em estandes e também os artigos produzidos por artesãos locais. O Mercado de Peixes tem vagas para estacionamento de curta duração e há estacionamentos particulares no entorno. Haverá no local um reforço na segurança e está sendo realizada a pintura de sinalização no local.