GIRO NO CINEMA – Um dos episódios mais marcantes da história do Brasil finalmente chega às telonas! “Malês”, dirigido por Antonio Pitanga, estreia no dia 2 de outubro e retrata as duras condições de vida de homens e mulheres negros na Bahia do século XIX, que protagonizaram a Revolta dos Malês, o maior levante organizado por pessoas escravizadas no país.
O longa tem roteiro de Manuela Dias e um elenco de peso, que reúne Rocco e Camila Pitanga, filhos do diretor, além de Bukassa Kabengele, Samira Carvalho e Rodrigo de Odé.
Ambientado na vibrante Salvador de 1835, o filme mostra a mobilização da população negra escravizada e liberta que tomou as ruas contra a escravidão. A revolta foi liderada por africanos muçulmanos e nomes como Pacífico Licutan (interpretado por Antonio Pitanga), que reforçava a união entre diferentes grupos, tribos e religiões na luta pelo fim da escravidão.
Na trama, um casal é separado após ser arrancado de sua terra natal, na África, e trazido ao Brasil como escravizado. Enquanto lutam para sobreviver e reencontrar-se, acabam envolvidos no histórico levante que marcou a resistência negra no país.
“Malês” é um filme com um peso cultural enorme, que promete ser uma verdadeira aula para todos nós. Repleto de ensinamentos e de valor histórico, a obra resgata uma parte fundamental da nossa memória coletiva. Vamos prestigiar essa produção nacional nos cinemas e refletir sobre sua importância.
O longa já está em cartaz no Cineshow, do Shopping Plaza Macaé, sendo uma das opções da região para quem deseja assistir à obra no cinema e prestigiar essa produção histórica do audiovisual brasileiro.