Na tarde desta quarta-feira (7), a Prefeitura de Macaé participou de uma reunião no auditório da Unidade de Negócios da Bacia de Campos (UN-BC) com empresas parceiras, visando discutir ações para qualificação profissional e atender às crescentes demandas do setor offshore.
O gerente geral da UN-BC, Carlos Eugênio Ressurreição, destacou a importância das parcerias para enfrentar os desafios relacionados à qualificação profissional, especialmente com o aquecimento da indústria naval e o aumento das demandas de mão de obra.
O prefeito Welberth Rezende enfatizou as ações da administração municipal para investir na qualificação da população local, visando facilitar a absorção da mão de obra no mercado de trabalho. Ele ressaltou que, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o município registrou 5.384 novos empregos no primeiro trimestre deste ano.
Na ocasião foi apresentado as ações desenvolvidas pela secretaria de Qualificação Profissional, que inclui 800 vagas em cursos técnicos com o Senai/Firjan e 3.500 vagas contratadas para o curso T-HUET, essencial para atuação offshore. Foi anunciado a previsão de 10.300 novas vagas para maio, com foco em certificações exigidas pela indústria.
O Projeto Qualifica + Macaé, visa criar 13.680 vagas em 19 bairros, com capacitação focada em demandas locais, como Estética, Panificação, Administração, RH, Contabilidade, entre outros, com o objetivo de inclusão, descentralização e mobilização social.