GIRO MACAÉ – Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Conscientização, Prevenção e Combate a Queimadas Florestais”, que será realizado no Sana, distrito de Macaé, entre os dias 7 e 9 de novembro, das 6h às 15h.
Oferecido pela Organização Social de Ajuda Humanitária Cefrada/Grupo de Operações de Resgate, que atua em resgate em selva, desastres naturais e formação de resgatistas, com o apoio da Secretaria Municipal de Ambiente, Sustentabilidade e Clima e em parceria com comerciantes locais, o curso é aberto ao público, mas voltado especialmente para membros da Guarda Ambiental, Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). As inscrições devem ser realizadas por meio do link [AQUI]
O treinamento será ministrado pelo coordenador da Cefrada/Grupo de Operações de Resgate, Tenente Ubirajara Bispo, militar da reserva do Exército Brasileiro. Sua equipe, força auxiliar de diversas Defesas Civis, já atuou em frentes em Brumadinho, Mariana, São Gonçalo, Petrópolis e Rio Grande do Sul, entre outras.
“A organização social é devidamente registrada nos órgãos competentes, formada por militares da ativa e da reserva e profissionais civis especializados em busca e salvamento e em brigada de incêndios florestais. Todos os participantes receberão a certificação conforme as atividades apresentadas na grade do curso, que se enquadra na categoria de Curso Livre e de Aperfeiçoamento Profissional. Nosso grupo conhece bem as demarcações geográficas e florestais do bioma do Sana e os ecossistemas da região. Reforçamos a importância de toda a população macaense unir esforços na prevenção de incêndios florestais”, disse o Tenente Bispo.
O brigadista também alerta que incêndios em áreas verdes, além de um problema ambiental, colocam em risco a vida humana, comprometem a qualidade do ar e afetam diretamente os recursos hídricos que abastecem as cidades. “Em muitos casos, o fogo começa por pequenas atitudes descuidadas, como queimar lixo, soltar balões ou abandonar bitucas de cigarro em locais secos. É essencial compreender que o fogo em vegetação, além de causar destruição, gera perda de biodiversidade, erosão do solo e contribui para o aquecimento global, pois libera grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera. Conscientizar é o primeiro passo. Todos nós somos responsáveis pela preservação da natureza. Ao avistar fumaça, sentir cheiro de queimado ou perceber qualquer foco de incêndio, a população deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou a Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade”, acrescenta.
Comerciante e morador do Sana, Edson Bola, mais conhecido como Bola Sana, falou da importância do curso para a preservação da vegetação e reforçou o convite à comunidade local: “Este curso é de extrema importância. Pessoas interessadas em proteger o nosso ambiente devem participar para criarmos a primeira brigada voluntária de Macaé, que trabalhará de forma inicial em combate a incêndios até que cheguem as forças operacionais.”






