GIRO RJ – Um homem foi preso em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na tarde da última quinta-feira (31), ao ser flagrado transportando cerca de 600 filhotes de jabuti-piranga dentro de malas, no bagageiro de um ônibus interestadual. O caso aconteceu na BR-116, em Teresópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro.
A abordagem ocorreu por volta das 14h30, na altura do km 73, durante fiscalização da 4ª Delegacia da PRF (Magé). O veículo fazia a linha Natal (RN) – Rio de Janeiro (RJ). Os animais estavam amontoados em péssimas condições, e alguns filhotes já estavam mortos.
Segundo os agentes, o passageiro embarcou em Feira de Santana (BA) e seguiria até Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde faria a entrega. Ele afirmou que era a primeira vez que realizava esse tipo de transporte, mas os policiais descobriram que já havia sido preso em 2015 pelo mesmo crime.
O caso foi encaminhado à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), na Cidade da Polícia, no Rio. O transporte, venda e comércio de animais silvestres sem autorização configuram crime ambiental, previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).
Opinião: O caso mostra não só o sofrimento imposto aos animais. É o tipo de crueldade que expõe o pior do ser humano: a ganância que ignora o sofrimento, a frieza que transforma vida em mercadoria, a indiferença com a destruição do que deveria proteger.
Fotos: Divulgação/PRF