GIRO ARRAIAL – Cuidar do corpo, manter a mente ativa e fortalecer vínculos sociais estão entre os principais objetivos do novo Programa Melhor Idade de Arraial do Cabo, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal nesta quinta-feira (18). Uma das primeiras ações previstas após a sanção da lei será a oferta de aulas de hidroginástica — marcando o início de um conjunto de atividades voltadas à promoção do envelhecimento ativo e saudável no município.
Com previsão de início já em outubro, as aulas acontecerão na nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e são parte essencial da proposta de incentivar a prática de atividades físicas entre os idosos. A hidroginástica é reconhecida por seus benefícios à saúde física e emocional, sendo especialmente eficaz para melhorar a mobilidade, a circulação, o equilíbrio e a qualidade de vida de pessoas acima dos 60 anos.
De autoria do Executivo, o projeto de lei cria um programa amplo, voltado para a autonomia funcional, a reintegração social e até mesmo o retorno ao mercado de trabalho de pessoas idosas. O programa será coordenado por um grupo gestor multissetorial e contará com o acompanhamento direto do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI).
O secretário de Desenvolvimento Social, Ramon Plácido, destacou a importância da nova lei:
“Já estamos trabalhando para implementar as ações. A hidroginástica será a primeira delas. Com o apoio das demais secretarias envolvidas, vamos transformar essa proposta em resultados concretos para a nossa população idosa”, afirmou.
O CMDDPI será responsável por ac ompanhar e fiscalizar todas as etapas do programa, garantindo que as diretrizes voltadas à dignidade, respeito e valorização da pessoa idosa sejam efetivamente aplicadas.
Agora, o projeto segue para sanção do prefeito e entrará em vigor após publicação no Diário Oficial.