GIRO CABO FRIO – Uma operação conjunta realizada na quarta-feira (28) flagrou loteamentos irregulares nos bairros Chavão, Gargoá e São Jacinto, em Tamoios, distrito de Cabo Frio. A ação foi coordenada pela secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, com apoio de diversos órgãos municipais e estaduais.
A força-tarefa contou com a participação de equipes da Fiscalização Fundiária, Guarda Marítima e Ambiental, Ronda Ostensiva Municipal (Romu), 8ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) e do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ).
Na Estrada do Gargoá, foram identificadas diversas placas de venda de terrenos irregulares, que foram removidas pelas equipes do Creci. Já no Parque do Mico-Leão-Dourado, a operação confirmou a retirada de um cercado utilizado ilegalmente para criação de cavalos. A ocupação irregular em área de preservação já vinha sendo alvo de denúncias do Ministério Público há mais de três anos.
Outro ponto crítico foi a Estrada de São Jacinto, onde fiscais encontraram um novo loteamento sendo aberto de forma clandestina. Além do desmatamento e das construções irregulares em andamento, foi registrada uma prática ambientalmente danosa: a escavação de covas para enterrar árvores cortadas.
O responsável pelo loteamento de São Jacinto não foi localizado, mas uma notificação foi deixada no local exigindo a apresentação de licenças ambientais junto à Secretaria de Meio Ambiente.
A Prefeitura de Cabo Frio alertou que a compra e venda de lotes irregulares não possui validade legal e pode causar sérios danos ambientais. Denúncias podem ser feitas diretamente à Secretaria pelo e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br ou pelo telefone (22) 3199-1313.