GIRO CABO FRIO – Após diversas denúncias de consumidores, o Procon de Cabo Frio interditou na terça-feira (22) a agência Eureka Viagens e Turismo, acusada de vender pacotes turísticos que não foram entregues. A empresa está proibida de atuar presencialmente e remotamente — inclusive nas redes sociais, onde mantinha sua principal forma de atendimento.
Clientes denunciaram formalmente no órgão que pagaram por viagens que nunca aconteceram e que não foram reembolsados. Com base nesses relatos, o Procon abriu um processo administrativo em maio e, após investigação, não encontrou sede física da empresa nem alvará de funcionamento ativo no município.
Com a interdição, a empresa fica impossibilitada de operar de forma física ou remota; e de oferecer produtos e serviços pelas redes sociais, que devem ser desativadas a partir desta data, sob pena de desobediência.
A secretaria de Turismo também solicitou a suspensão do registro da agência no Cadastur, sistema nacional obrigatório para operadoras do setor.
Apesar da interdição, a Eureka Viagens tem usado suas redes sociais para se defender das acusações. A empresa alega que foram casos isolados e nega qualquer intenção de enganar os consumidores. Nas redes sociais, a empresa publicou uma nota oficial nos stories sem identificar um representante responsável, assinando apenas como “Eureka Viagens – Segue nota na íntegra”
Nota Oficial
“A Eureka Viagens e Turismo, empresa com 12 anos de atuação no mercado, vem a público, por meio desta, prestar esclarecimentos diante das recentes acusações envolvendo supostas fraudes e golpes.
É importante esclarecer que nenhum cliente é ou foi vítima de fraude por parte da empresa. Complicações que eventualmente surgem durante a prestação de serviços são situações inerentes à atividade turistica e sempre foram tratadas com seriedade e responsabilidade.
Os dois casos noticiados pela mídia na data de hoje, 22 de julho de 2023 foram resolvidos em quanto os clientes estavam em viagem.
O caso da Paula, quando a mesma entrou em contato com a empresa informando do ocorrido, a empresa buscou saber junto ao Parque Universal sobre o problema, os clientes foram para o parque da Disney por cortesia da empresa, arcou com 2 estacionamentos, tanto do parque da Universal como do parque da Disney, e liberou novos ingressos do parque da Universal conforme data solicitada pela mesma.
O caso do Tenera, o mesmo escolheu o hotel desejado, pois já havia se hospedado lá anteriormente, teve o café da manhã no hotel, porém o café oferecido no pacote é o café no padrão americano. O voo em que ele estava chegou em um horário diferente do programado em Orlando e a mudança foi quanto ao horário da retirada do veículo, situações essas que não tem como a agência prever que irá acontecer.
Com a veiculação de videos nas últimas semanas e publicações em alguns jornais, a empresa vem enfrentando um cenário extremamente delicado: clientes com viagens agendadas passaram a cancelar pacotes e contestar pagamentos de forma unilateral, gerando uma onda de cancelamentos e impactos significativos na operação da empresa e consequentemente na viagem de outros. Além de inúmeras ameaças escritas e perseguições.
Entendemos que algumas pessoas possam estar se sentindo inseguras ou até prejudicadas diante desse cenário. Colocamos-nos à disposição para conversar, esclarecer e negociar individualmente cada situação, com base no respeito, na legalidade e nos contratos firmados.
Diante disso, e com o objetivo de reorganizar nossos processos, informamos que, paralisamos as comercializações de novos serviços, até que todos os transtornos dos clientes atuais sejam resolvidos.
Agradecemos imensamente cada mensagem de carinho e apoio que temos recebido. Esse suporte tem sido fundamental para que possamos atravessar esse momento delicado, com responsabilidade e transparência.
Pedimos desculpas a todos os nossos clientes por toda essa situação. Reiteramos que possuímos um canal oficial da empresa no whatsapp: (22) 992736430 ou email: contato@eurekatur.com.br
Atenciosamente,
Eureka Viagens e Turismo”