GIRO RJ – A Polícia Federal prendeu, na segunda-feira (29), uma mulher suspeita de integrar um esquema de fraude no aplicativo Caixa Tem para desvio de valores do FGTS e de outros benefícios sociais. A prisão ocorreu dentro de uma agência da Caixa Econômica Federal localizada na Avenida Rio Branco, no Centro do Rio de Janeiro.
Segundo a investigação, a funcionária atuava junto a um servidor da própria instituição financeira, que foi preso em flagrante na sexta-feira, 19 de setembro, por policiais federais da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários, com o apoio da equipe de prevenção a fraudes da Caixa.
O homem alterava dados cadastrais de clientes no aplicativo CAIXA TEM, com o objetivo de permitir o saque indevido do FGTS e de outros benefícios sociais. O crime envolvia a manipulação dos sistemas internos da agência, permitindo transferências de valores sem o consentimento dos beneficiários.
A ação cumpriu o mandado de prisão preventiva expedido pela 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
Após as formalidades de praxe, a mulher foi encaminhada ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça. Ela poderá responder pelo crime de furto mediante fraude.