GIRO BÚZIOS – Uma decisão judicial está mexendo com a rotina dos barraqueiros e comerciantes das praias de Búzios, na Costa do Sol (antiga Região dos Lagos). Nesta semana, a Prefeitura, por meio da secretaria de Ordem Pública, iniciou uma operação para cumprir a nova determinação da Justiça, que proíbe a ocupação antecipada das praias — prática comum há anos no balneário.
A nova regra, determinada pela Justiça durante uma audiência pública realizada no dia 4 de julho, impede a montagem de qualquer estrutura de praia sem solicitação direta dos frequentadores. Ou seja, acabou o hábito de “reservar território” na areia antes do público chegar. A partir de agora, os itens só poderão ser colocados na areia mediante solicitação direta dos frequentadores.
A operação começou pela Praia da Ferradura, onde todos os comerciantes foram notificados e receberam cópia da decisão, e será estendida para as demais praias.
A decisão judicial provocou reações nos bastidores. Enquanto moradores e turistas comemoram o fim da ocupação desordenada, muitos comerciantes alegam que a medida compromete sua renda e torna o trabalho mais instável.