GIRO MACAÉ – Sucesso de público na estreia, com ingressos esgotados em poucas horas, o espetáculo “Macaé Conta Carukango” retorna ao palco nos dias 4, 5 e 6 de setembro, no Centro Cultural Rinha das Artes. A montagem já se consolida como um dos grandes destaques da cena cultural macaense em 2025.
A peça narra a trajetória de Carukango, príncipe moçambicano escravizado que se tornou líder quilombola no Norte Fluminense. Unindo teatro, música e ancestralidade, o espetáculo oferece uma releitura contemporânea da vida desse herói afrodiaspórico, rompendo com narrativas colonizadoras e celebrando a resistência negra.
Com texto e direção de Ademir Martins, a obra traz no elenco a atriz João Avlis, mulher negra e LGBTQIAPN+, que interpreta o Carukango, em diálogo direto com os ogãs Alex Juni, Allan Rosa e PK Souza, responsáveis por transformar canto e percussão em experiência ritualística. A equipe conta ainda com Jorginho de Paula (assistência de direção, cenário e figurino), Hugo Tolipan (som) e Danillo Tolipan (iluminação). A produção é assinada pelo Desvendando Macaé.