GIRO NA PREVISÃO – A virada do tempo até demorou a dar as caras, mas finalmente chegou ao estado do Rio de Janeiro no finalzinho da tarde de segunda-feira (19). A previsão já anunciava mudanças há alguns dias, porém o cenário só começou a se confirmar com o aumento da nebulosidade e ganhou força nesta terça-feira (20), marcada por chuva em diversas cidades.
Mesmo ainda em pleno verão, a chegada da chuva derrubou as temperaturas e trouxe alívio após dias de calor intenso e tempo bastante abafado. O clima mais ameno, no entanto, vem acompanhado de instabilidade que deve persistir até o fim de semana.
De acordo com o Cemaden-RJ, a aproximação de uma frente fria associada à formação de um canal de umidade está influenciando as condições do tempo ao longo da semana, favorecendo a ocorrência de chuva persistente e temporais isolados.
Além do alerta de chuva, a Marinha do Brasil emitiu aviso de ressaca para o litoral fluminense, com ondas que podem chegar a 2,5 metros. As condições de vento e mar também chamam atenção especialmente na Costa do Sol.
A Defesa Civil orienta que a população fique atenta aos comunicados oficiais, evite áreas de risco em caso de chuva intensa e redobre os cuidados em regiões costeiras durante o período de ressaca. Com a instabilidade prevista para persistir até o fim de semana, a recomendação é de cautela tanto para quem vai pegar estrada quanto para quem pretende aproveitar o litoral nos próximos dias.












