GIRO CABO FRIO – Uma fiscalização realizada pela Vigilância Sanitária de Cabo Frio resultou na apreensão de aproximadamente 10 quilos de alimentos impróprios para o consumo em um supermercado localizado no Centro da cidade. A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira (6), após denúncias feitas na noite anterior relatando a presença de insetos no setor da padaria do estabelecimento.
Embora os fiscais não tenham encontrado insetos no local, foram identificados diversos produtos com problemas, como carnes, pizzas, queijos e farinhas fora da validade ou com embalagens violadas. Todos os itens foram descartados.
O supermercado foi notificado e terá o prazo de 30 dias para se adequar às normas sanitárias. Caso não haja regularização, poderá sofrer sanções como multa.
Entre os alimentos recolhidos estavam três pacotes de frango temperado e mais de dois quilos de bife à rolê — ambos preparados no próprio local, o que é proibido pelo artigo 119 do Decreto Estadual 1.754/78. A norma determina que estabelecimentos comerciais não podem industrializar carnes, apenas comercializar produtos prontos de fábricas registradas e autorizadas.
A superintendente da Vigilância Sanitária, Kelly Araújo, destacou que, apesar de a limpeza do local estar dentro dos padrões, foram dadas orientações para melhorar o controle de pragas e a manipulação dos alimentos.
— O comerciante precisa estar atento à legislação. Vamos continuar com as ações educativas e fiscalizatórias para garantir segurança alimentar à população — afirmou Kelly.
Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas pelo telefone (22) 2645-2506.