Com o fim do aluguel de mesas nas praias de Cabo Frio, turistas esgotaram o estoque de cadeiras de praia e guarda-sóis nos comércios do bairro Peró. O ordenamento nas praias do município, iniciou nos primeiros dias do ano, limitando para 15 conjuntos de mesas na areia e 20 no calçadão, atendendo aos turistas e moradores.
A fiscalização aconteceu no último domingo (05), pelo novo secretário de Ordem Pública, tenente-coronel Leandro dos Santos Carvalho, que visitou 17 quiosques da orla do Peró e determinou que cada um tenha apenas o número de mesas autorizado pela fiscalização.
Para os comerciantes essa ação trouxe resultado positivo para o comércio que trabalha com venda de itens praianos. “Os lojistas nos shoppings do Peró estão vendendo bastante nos últimos dias, e é muito bom ver que com o fim do aluguel, os banhistas podem ocupar livremente os espaços destinados a eles, entre as áreas dos quiosques. Além disso, a fiscalização também acabou com o assédio aos turistas que era feito pelas pessoas que exploravam os espaços e por outras que vendiam até quentinhas na areia”, disse o comerciante José Marins de Oliveira, proprietário de uma loja no shopping.
Durante a visita do secretário de Ordem Pública, também foi solicitada a volta da Guarda Municipal ao patrulhamento da orla e da zona turística do Peró, que havia sido suspenso devido à crise financeira da Prefeitura. Os guardas usavam bicicletas no patrulhamento. Além disso, também foi solicitada a recomposição da equipe do programa Bandeira Azul, que auxiliava na fiscalização de posturas no trecho certificado com a Bandeira Azul.