Cerca de 75 quilos de alimentos impróprios para o consumo, foi descartado pela Vigilância Sanitária de Cabo Frio, nesta quarta-feira (12). O estabelecimento que sofreu a punição foi um supermercado localizado em um shopping no bairro Novo Portinho. Entre os itens descartados estavam pães, bolos, carnes e salgados que estavam fora da validade e armazenados de forma inadequada.
A operação continuou no local, onde uma clínica estética e de bronzeamento artificial foi interditada. O estabelecimento estava realizando procedimentos invasivos utilizando lâmpadas ultravioleta (UV) em desacordo com a regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No local, também foram encontrados medicamentos vencidos e sem nota fiscal, além da responsável não possuir a habilitação necessária para atuar no estado do Rio de Janeiro.
Ainda no centro comercial, os fiscais apreenderam um suplemento alimentar que estava sendo comercializado em uma loja de produtos naturais. O produto será analisado pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ).
Já na terça-feira (11/03), a fiscalização da Vigilância Sanitária também esteve no Jardim Esperança, onde em outro supermercado da mesma rede, foram descartados 110 quilos de alimentos com validade vencida e mal armazenados, incluindo carnes, pães e frios.
As ações de fiscalização da Vigilância Sanitária continuarão em diversos estabelecimentos do município, abrangendo diferentes segmentos de comércio e serviços.