GIRO MACAÉ – Um assunto polêmico que ainda gera muitas dúvidas e incertezas, a cannabis medicinal foi tema de um encontro realizado na última sexta-feira (7) no Centro de Formação Carolina Garcia, em Macaé. O evento reuniu médicos, psicólogos, estudantes da área de saúde e pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que discutiram os benefícios, desafios e aspectos legais do uso da planta para fins medicinais.
Com a mediação do biólogo e professor da UFRJ Gilberto Zanetti, os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e aprofundar seus conhecimentos sobre os avanços científicos relacionados à cannabis medicinal. O médico nutrólogo e especialista em prescrição de cannabis, Igor de Brito Silva Alves, apresentou dados sobre o uso da planta no tratamento de diversas doenças, como Alzheimer, câncer, depressão e autismo, destacando a importância do uso orientado e seguro.
Gilvania Pereira, mãe do estudante Nicolas, que apresenta TEA, emocionou os presentes ao compartilhar como o tratamento com cannabis tem melhorado a qualidade de vida do filho. Ela foi uma das responsáveis por solicitar à Secretaria de Educação a realização do evento, visando informar outras famílias e desmistificar preconceitos.
A secretária executiva de Ensino Superior, Izabella Vicente, ressaltou a importância de discutir abertamente o tema para romper tabus e promover mais conhecimento na comunidade. “O que é tabu só deixa de ser tabu quando falamos sobre ele. Este debate mostra que estamos avançando em espaços de saber e acolhimento”, afirmou.
Também marcou presença no encontro a advogada Ana Agleice Poncio Destefani, representante da OAB Macaé, que destacou o papel da instituição em apoiar o esclarecimento do público sobre a legislação e os direitos relacionados à cannabis medicinal. Ela reforçou o compromisso da OAB em promover ações educativas e acolhimento.
O Centro de Formação Carolina Garcia, vinculado à Secretaria Municipal de Educação e à Secretaria Executiva de Ensino Superior, segue com a oferta de cursos gratuitos de formação continuada, buscando aprimorar o conhecimento e o desenvolvimento profissional dos educadores e da comunidade em geral.