GIRO BÚZIOS – Com cenários deslumbrantes que vão de praias paradisíacas a charmosas ruas e estabelecimentos, Búzios, na Costa do Sol (antiga Região dos Lagos), se movimenta para entrar de vez no roteiro de produções audiovisuais. Para isso, as secretarias de Cultura e Patrimônio Histórico e de Turismo estão unindo forças por meio da Búzios Film Commission, iniciativa voltada à atração de produções cinematográficas e publicitárias para o município.
A comissão, vinculada à secretaria de Cultura, conta com o apoio estratégico da pasta de Turismo para transformar Búzios em um polo de filmagens, fomentando a economia criativa, gerando empregos e promovendo o município como destino turístico.
Durante reunião realizada na última terça-feira (8), os secretários Alan Câmara (Cultura) e Thomas Weber (Turismo) discutiram a criação de um programa estratégico para facilitar a chegada de produtoras, oferecendo suporte logístico, institucional e de infraestrutura, além da construção de um banco de locações com paisagens naturais e urbanas da cidade.
“O audiovisual é uma ferramenta poderosa para impulsionar o turismo. Cada produção realizada em Búzios é também uma vitrine para o nosso destino. Vamos trabalhar para facilitar esse processo e transformar Búzios em referência nacional no setor”, afirmou o secretário Thomas Weber.
A próxima etapa da iniciativa inclui a formalização de parcerias com a iniciativa privada, o mapeamento de locações e a criação de um canal de atendimento direto com produtoras. A ideia é estimular o mercado audiovisual e fortalecer a imagem de Búzios como cidade criativa.
Sobre a Búzios Film Commission
Criada para incentivar o setor audiovisual e o turismo, a Búzios Film Commission oferece suporte técnico e institucional a produtoras interessadas em filmar no município, valorizando sua diversidade de paisagens, infraestrutura e atrativos culturais.