GIRO ENTREVISTA – ‘Não me leve a mal, me leve a Arraial’, com este bordão descontraído começamos a falar sobre um dos destinos mais surpreendente da Costa do Sol (antiga Região dos Lagos), famoso por suas praias de águas cristalinas, areais branquinhas como sal e paisagens de tirar o fôlego — Arraial do Cabo, um verdadeiro paraíso no litoral brasileiro. E, desde fevereiro de 2023, quem está à frente da Secretaria de Turismo é Junior Chuchu. Ele tem como missão fortalecer o turismo local, sempre priorizando a qualidade e o desenvolvimento sustentável. Neste bate-papo exclusivo com o Portal GiRO Costa do Sol, Junior compartilha os desafios que enfrenta, as novidades para os visitantes e o que podemos esperar para a próxima temporada na cidade.
GIRO Costa do Sol – Arraial do Cabo é conhecido nacionalmente por suas praias de águas cristalinas, que gera um de azul e verde muito diferente das outras praias da Costa do Sol (antiga Região dos Lagos), o que torna a cidade tão única dentro da região. Como é feito o trabalho de divulgação desse paraíso e como vocês equilibram o crescimento da atividade turística com a necessidade de preservar esse patrimônio natural?
Júnior Chuchu –Arraial do Cabo tem uma geografia privilegiada, com belas paisagens e rica biodiversidade marinha, o que o torna conhecido em todo o país. Para divulgar esse potencial, trabalhamos na descentralização dos atrativos, promovendo também os distritos da cidade. Incentivamos esportes náuticos como windsurfe, kitesurfe, vela e stand up paddle, além de valorizar a cultura local. Usamos materiais gráficos específicos que são distribuídos em feiras, eventos e pontos de informação turística, além de repassados às empresas do trade turístico que atuam de forma regularizada. Ao mesmo tempo, buscamos preservar nosso patrimônio natural, equilibrando crescimento com cuidado ambiental.
GIRO – A cidade recebe um alto número de visitantes na alta temporada. Quais melhorias estão previstas? Como é feito o trabalho de ordenamento do setor?
Júnior – Para a alta temporada, estamos focados em melhorar a infraestrutura, como o ordenamento dos estacionamentos para veículos turísticos e o transporte público. Trabalhamos com as secretarias de Mobilidade Urbana e Segurança Pública para organizar o trânsito e reduzir os impactos do fluxo intenso de turistas, de forma a garantir que os prestadores de serviços ofereçam serviços de qualidade e segurança. Também aplicamos uma regulamentação rigorosa para as atividades turísticas e investimos em fiscalização constante para garantir qualidade e segurança. Além disso, planejamos um calendário de eventos para atrair visitantes durante a baixa temporada, reduzindo a concentração na alta e diminuindo a sazonalidade.
GIRO – Os passeios de barco e mergulhos são um dos principais atrativos locais. Como a prefeitura regulamenta essas atividades para garantir segurança e preservação?
Júnior – A exuberante beleza do mar de Arraial do Cabo naturalmente atrai inúmeros turistas e visitantes oriundos de outros países, estados e das cidades vizinhas, em busca dos passeios de barco e mergulho. A cidade está inserida em uma Reserva Extrativista Marinha (ResexMar Arraial do Cabo), gerida pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que são os responsáveis pelo ordenamento das atividades de passeios de barco e mergulho por meio de uma legislação específica que estabelece normas de segurança e preservação ambiental. Além disso, a rica biodiversidade da vida marinha de Arraial do Cabo, conferiu ao município o título de Capital Nacional do Mergulho, através da Lei Federal nº 14.716/23. No entanto, também contamos com diversos outros produtos turísticos que são bastante consumidos, como passeio de buggy, passeio de quadriciclo (atividade em estudo para regulamentação), prática de kitesurfe, windsurfe, stand up paddle, vela, surfe, canoa havaiana, pesca esportiva, pesca artesanal, trilhas, o avistamento de baleia, o pôr do sol.
GIRO – Arraial do Cabo tem ganhado destaque na temporada de baleias, que teve a abertura há pouco tempo. Como a cidade se prepara para esse momento? Há incentivo ao turismo de observação de fauna marinha?
Júnior – A cidade tem uma posição privilegiada no mapa, sendo a principal rota de passagem das baleias jubarte, onde se alimentam, e seguem rumo a Abrolhos, na Bahia, para se reproduzirem e amamentarem seus filhotes em águas mais quentes. Trabalhamos em parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente, Pesquisa, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer e instituições de pesquisa e conservação para garantir que a observação de baleias seja feita de forma segura e respeitosa para com os animais. O turismo de observação de fauna marinha é uma oportunidade para promover a conscientização ambiental e apoiar a conservação da biodiversidade marinha, e estamos comprometidos em fazer isso de forma responsável.
GIRO – Dentro da Costa do Sol, qual é o papel de Arraial na promoção regional do turismo? Há ações conjuntas com outras cidades?
Júnior – Arraial do Cabo desempenha um papel importante na promoção regional do turismo na Costa do Sol. Através da Pesquisa de Demanda, identificamos um grande número de visitantes durante o dia, em busca principalmente dos nossos atrativos naturais, e grande parte oriundos das cidades vizinhas, se tornando assim uma importante ferramenta de fomento econômico da região. Além disso, participamos de eventos e feiras de turismo para promover a região e atrair visitantes, destacando a riqueza cultural e natural da Costa do Sol.
GIRO – Turismo de massa pode ser um risco para o meio ambiente. Que medidas vêm sendo adotadas para evitar impactos negativos nas trilhas, praias e ilhas?
Júnior – Sabemos que o fluxo intenso pode causar danos ao meio ambiente, por isso temos um trabalho conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e o ICMBio em busca de minimizar os impactos negativos, garantindo que as áreas naturais sejam protegidas e preservadas. Acreditamos que o turismo pode ser uma ferramenta para a conservação do meio ambiente, e por isso estamos comprometidos em tornar a atividade turística sustentável e responsável. Investimos em fiscalização e educação ambiental para que turistas e moradores entendam a importância de preservar esses espaços, e por isso estamos comprometidos em tornar a atividade turística sustentável e responsável.
GIRO – A população local participa do planejamento turístico? Existem programas de capacitação ou incentivos para quem trabalha no setor?
Júnior – A população local é fundamental para o desenvolvimento turístico da cidade, e por isso trabalhamos em parceria com a comunidade para garantir que as ações de turismo sejam alinhadas com as necessidades e expectativas da população. Nesse sentido, o COMTUR – Conselho Municipal do Turismo, é uma ferramenta importante que utilizamos para ouvir todas as classes, com também os segmentos de eventos que fazem parte dos eventos que realizamos.
GIRO – E por fim, para a próxima temporada, que novidades os visitantes podem esperar?
Júnior – Estamos criando para instalar 11 novos totens “Eu Amo Arraial” espalhados pela cidade e seus distritos, para valorizar nosso destino. A Fundação de Meio Ambiente também está criando pontos com estruturas de cetáceos para fomentar o avistamento de baleias. Além disso, vamos melhorar o receptivo no Pórtico de Entrada e investir na iluminação dos principais pontos turísticos culturais, como o Marco Histórico, para oferecer uma experiência mais acolhedora e segura aos visitantes.