Você já ouviu falar em Carapebus? É um dos 13 municÃpios da Costa do Sol, que encanta quem mora e quem visita. O pequeno grande municÃpio, era distrito de Macaé até meados dos anos 90, quando teve a emancipação polÃtica-administrativa, no dia 13 de março de 1995.
Tornando-se um dos municÃpios que possui mais história da região, visto a colonização ter registros de 1627, quando a Coroa Portuguesa concedeu aos Sete Capitães, militares portugueses que lutaram na expulsão dos franceses da BaÃa de Guanabara, as terras entre o Rio Macaé e o Cabo de São Tomé.
Cercada por Praia e Lagoa, Carapebus, faz parte da Reserva de Jurubatiba, onde está localizado o Canal Campos-Macaé, construÃdo por mãos escravas para a escoação da cana de açúcar. O municÃpio é um local calmo e que traz na sua essência a vida simples e charmosa. Seus moradores são receptivos e muito simpáticos com os turistas. Visitar Carapebus é um descanso pra mente e é uma daquelas viagens que você faz e quando lembra, pensa: ‘Valeu a pena!”.
Com tanta história e áreas de preservação ambiental, separamos 5 lugares, que você não pode deixar de conhecer indo visitar Carapebus:
Praia
A Praia de Carapebus, localizada em área de restinga, tem extensão aproximada de 12 km. Apresenta águas frias e transparentes e é propÃcia para banhos. O mar forte é ideal, ainda, para a prática do surf. Um estreito cordão de restinga, paralelo à praia, separa o oceano de diversas lagunas de diferentes conformações e áreas.
                        Â
Lagoa de Carapebus
Inserida em grande parte no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, maior parque brasileiro em ambiente exclusivo de restinga. Lagoa de Carapebus. É o maior ecossistema aquático da Restinga de Jurubatiba e apresenta grande diversidade de espécies no seu interior e entorno.
Estação Cultural
 A Estação Cultural, localizada no centro, numa antiga estação ferroviária, tornou-se, após reformas, o centro cultural da Cidade onde são realizados cursos e oficinas de teatro, canto, violão e artesanato, além de mostras e venda de artesanato e exposições. Apesar do municÃpio ser considerado pequeno, é possÃvel encontrar opções de hotéis e pousadas, além de bares, restaurantes e lanchonetes.
Â
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória (Padroeira de Carapebus)
 A Capela de São Sebastião, em Paciência, teve a pedra fundamental posta em 1922, e a atual Igreja Matriz, dedicada à Nossa Senhora da Glória, foi construÃda pelo religioso alemão Frei Balthasar Wix (1909-1959), sendo inaugurada em novembro de 1955.
Igreja do Caxanga
A Capela de São Sebastião, em Paciência, teve a pedra fundamental posta em 1922, e a atual Igreja Matriz, dedicada à Nossa Senhora da Glória, foi construÃda pelo religioso alemão Frei Balthasar Wix (1909-1959), sendo inaugurada em novembro de 1955.