Com o fim da eleição e a definição dos prefeitos para os próximos quatro anos, a nova pergunta que fica para a população de cada município é: quem serão os secretários de Governo?
Pois bem, sei que os prefeitos eleitos fazem acordos durante a campanha que devem ser cumpridos. Mas qual será o requisito básico para garantir uma vaga no primeiro escalão do Governo? Competência, lealdade, proximidade ou tradicional Q.I (Quem Indica).
As vezes fico pensando que o “puxa-saquismo” sai na frente nessas horas. Aquele que está sempre ali, para concordar com as decisões sem questionar, tem vantagem. O pior é ver aqueles que sempre falaram mal, que estiveram do outro lado no início, buscando uma boquinha no governo eleito.
A verdade é que as especulações estão soltas e correndo a todo vapor. Em Rio das Ostras, por exemplo, para algumas secretarias existem três ou quatro nomes “fortes” para assumir a pasta.
É claro que existem possibilidades que devem ser confirmadas, mas outras não passam de absurdas especulações. Só resta esperar e torcer para que os escolhidos façam um bom trabalho.